COMBATA OS SINAIS DA CALVÍCIE

Recomendamos a solução adequada ao seu caso

O que é a Calvície?

A calvície recebe em medicina o nome de alopecia androgenética que é a perda de cabelo causada por fatores genéticos. É a causa mais frequente de perda capilar na população e afeta mais de 50% dos homens acima dos 50 anos de idade.

 

Para entender o processo que leva à calvície é importante entender as fases de crescimento do cabelo. Os nossos fios capilares passam por três fases distintas: o crescimento, o repouso e por fim a queda. Assim, os cabelos crescem, entram em fase de repouso e param de crescer, ficam fracos, caem e tudo se repete, ou seja, novos fios de cabelo voltam a crescer.

 

Nos indivíduos afetados por esta condição, há o afinamento progressivo dos fios a cada ciclo capilar, cada fio que caiu é substituído por um mais fino. Esse processo culmina na perda de folículos com o passar dos anos.

Como identificar a Calvície?

Existem várias dicas e tratamentos capilares para combater este problema, tanto para a prevenir como para reduzir o seu impacto. Mas, antes de passar para essa parte é preciso sabe como a identificar.

A evolução da calvície é facilmente explicada cientificamente. A seguinte imagem explica o processo.

Descobrir a Escala de Calvície

Normalmente este problema afeta o couro cabeludo, tanto de homens como de mulheres. Nesse sentido existem duas escalas que determinam o grau de calvície. Elas são: Escala de Norwood (Homens) e a Escala de Ludwig (Mulheres).

O que é a Escala de Norwood?

É o método pelo qual é possível medir o grau de alopecia androgénica de que sofre um homem. Graças à utilização da escala Norwood, é possível classificar os diferentes tipos de calvície, a fim de personalizar os tratamentos capilares para cada um deles. São 7 os graus. Em baixo encontra os respetivos graus.

Escala Norwood

O que é a Escala de Ludwig?

A alopecia feminina distingue-se normalmente por uma perda de densidade. Densidade essa a partir do centro da cabeça para baixo. É normalmente acompanhada pela miniaturização do cabelo, que é a perda de espessura do cabelo, causando o desbaste do cabelo. Para categorizar esta perda de cabelo, foi desenvolvida a escala Ludwig.

 

Isto tornou possível diagnosticar as mulheres com alopecia muito mais rapidamente e saber o que era mais adequado para cada caso individual.

Escala Ludwig

Quais os principais causas de calvície?

A calvície pode ocorrer por uma série de razões. As causas mais comuns são:

  • História familiar de calvície
  • Envelhecimento 
  • Alterações hormonais
  • Doenças que afetem o ciclo capilar

A calvície de padrão masculino é geralmente herdada e pode começar em qualquer idade. A queda de cabelo começa frequentemente na frente, nos lados ou na coroa da cabeça. Alguns homens podem ter uma mancha de careca ou apenas uma linha de cabelo a recuar (as famosas entradas). Outros perdem completamente o seu cabelo.

Embora menos comum, este tipo de calvície difira da dos homens porque o cabelo tende a ficar mais fino por toda a cabeça. No entanto, a linha do cabelo permanece intacta. O primeiro sinal que as mulheres normalmente notam é um alargamento da linha do cabelo (separação). É raro que a calvície nas mulheres provoque a queda de todo o cabelo.

Tratamentos aconselhados para a Calvície

Se tem este problema capilar, saiba que existe solução. O seu cabelo não fica para trás com a MediCapilar. Queremos ajudar! Descubra como.

As palavras de quem já ultrapassou a Calvície na MediCapilar

Conheça o testemunho de quem escolheu a MediCapilar para resolver os seus problemas capilares.

Ricky Andrade

38 ANOS, ODIVELAS

“Eu aconselho vivamente! A clínica MediCapilar é um sítio espetacular para fazer um transplante. Eu dou o meu caso por vitória. Cada caso é um caso, venham ver o vosso caso!”

Dúvidas frequentes sobre calvície

Qual poderá ser a origem da calvície?

A calvície é sempre determinada geneticamente e poderá ser agravada pela presença de stress, ansiedade, carência de nutrientes, entre outros fatores.

O género influencia a calvície?

Não. Atinge homens e mulheres, embora (sendo) mais frequente nos homens: 50% da população masculina é afetada por problemas associados à calvície, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, especialmente em homens acima dos 50 anos.

O que fazer para atenuar a calvície?

O mais perto que existe da cura para calvície é o transplante capilar, uma vez que os folículos que foram transplantados não são perdidos ao longo dos anos. Além disso, podemos tratar essa condição através de medicamentos e tratamentos injetáveis no couro cabeludo. 

O melhor ponto de partida é realizar uma avaliação capilar gratuita e sem compromisso na Clínica MediCapilar para ficar a saber qual a melhor solução para o seu caso.

Ainda posso sofrer de calvície após um transplante capilar?

Apesar dos cabelos transplantados não estarem sujeitos ao processo de calvície, os restantes cabelos nativos que estavam na zona transplantada (zona recetora) poderão ter o seu processo natural de calvície.

Ainda com dúvidas?

Esclareça pessoalmente todas as suas dúvidas, marque já a sua Avaliação Capilar Gratuita num local perto de si.

A ALEGRIA DE
VOLTAR A TER
CABELO

Marque já a sua avaliação capilar gratuita e sem compromisso.

    Está a um passo de mudar a sua vida.

    Marque já a sua Avaliação Capilar Gratuita
    e sem compromisso



    Li e tomei conhecimento da política de privacidade e do direito de informação.

    //