COMO TRATAR E QUAIS AS CAUSAS DA QUEDA DE CABELO

Mulher com uma escova de cabelo na mão cheio de fios de cabelo, como resultado da queda de cabelo

O que é e em que consiste a queda de cabelo?

A queda de cabelo considerada normal, refere-se a uma perda de 100 a 150 fios de cabelo por dia. No entanto, se for massiva e muito localizada numa área específica, é de todo conveniente consultar um especialista em saúde capilar.

 

A MediCapilar realiza Avaliações Capilares para observar o seu caso e diagnosticar o problema capilar que eventualmente desenvolveu. Existem diversas causas para a queda de cabelo acentuada e também diferentes graus de queda de cabelo. Garantimos o melhor diagnóstico e os tratamentos capilares mais adequados a cada caso.

Quais os principais sintomas?

A queda de cabelo pode aparecer de muitas maneiras, dependendo da causa. Pode aparecer repentina ou progressivamente. Os sinais e sintomas podem incluir o seguinte:

  • Perda gradual no topo e entradas da cabeça: frequentemente evolui para um diagnóstico de Alopécia androgenética. Este é o tipo mais comum de perda de cabelo e tem uma maior incidência com o avanço da idade.

  • Manchas circulares ou irregulares da calvície. Algumas pessoas perdem o cabelo e surgem manchas circulares ou carecas irregulares no couro cabeludo.

  • Queda súbita do cabelo. Um choque físico ou emocional pode fazer cair cabelo. Os cabelos podem cair ao pentear ou lavar o cabelo, ou mesmo depois de puxar suavemente.

  • Queda de cabelo total em todo o couro cabeludo: Algumas condições e tratamentos médicos, como a quimioterapia, podem causar a queda de cabelo por completo.

  • Descamação: A descamação é um sinal de dermatite seborreica. Pode ser acompanhada por comichão e vermelhidão da pele afetada. Os cabelos existentes nas áreas descamativas podem sofrer queda.

Quais as principais causas da queda de cabelo?

Fatores genéticos (antecedentes familiares). O fator que mais contribui para a queda de cabelo, principalmente a queda associada à calvície comum, é a genética. Existem genes associados à queda que podem estar mais ativos em certos indivíduos e são transmitidos de geração em geração.

 

Alterações hormonais e antecedentes médicos. Várias condições podem causar perda de cabelo temporária ou permanente, incluindo as alterações hormonais da gravidez, parto, menopausa e patologia da tiróide. Antecedentes como anemia ou défice de zinco podem também causar queda acentuada.

 

Medicamentos e suplementos. A perda de cabelo pode ser um efeito secundário de alguns medicamentos e suplementos como a creatina.

 

Eventos stressantes. Muitas pessoas notam uma redução geral na espessura do cabelo, dias a meses após um choque físico ou emocional.

 

Inflamação do couro cabeludo. Existem várias doenças inflamatórias da pele que podem afetar o crescimento folicular e devem ser diagnosticadas atempadamente para prevenção da perda definitiva de folículos.

Quais os graus de queda de cabelo?

Queda de Cabelo Ligeira

Desbaste precoce, que pode facilmente ser camuflado com um penteado adequado. Nesta altura, a queda de cabelo é ainda pouca para considerar a cirurgia capilar. Se ainda tem dúvidas, marque uma  Avaliação Capilar Gratuita num local perto de si.

Queda de Cabelo Moderada

Verifica-se um alargamento significativo da linha do meio do cabelo e considerável diminuição do volume do cabelo no caso das senhoras. No caso dos senhores podem perder o cabelo nas entradas e coroa. O transplante capilar pode ser o tratamento mais indicado se a área dadora na nuca e nos lados for densa e saudável. Se ainda está com dúvidas, marque a sua Avaliação Capilar Gratuita num local perto de si.

Queda de Cabelo Severa

Queda parcial ou total de cabelo. Esta perda de cabelo é, normalmente, associada a um enfraquecimento do cabelo. Se ainda está com dúvidas, marque a sua Avaliação Capilar Gratuita num local perto de si.

Tratamentos queda de cabelo

Em casos menos severos, o Tratamento Especializado Personalizado, o PRP Capilar, a Mesoterapia e a Fotoestimulação podem ser a solução para atenuar o avanço progressivo da queda de cabelo, funcionando como forma de prevenção de queda do cabelo restante.

O TEP realiza uma abordagem aos vários tipos de patologias capilares. É um tratamento exclusivo MediCapilar que visa dar uma resposta adaptada às necessidades singulares de diagnósticos incomuns que carecem de um plano terapêutico especializado.

Tratamento eficaz para a manutenção dos cabelos nativos com consequente prevenção da calvície. A sua composição é rica em fatores de crescimento que promovem o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos e estimulam a cicatrização e a regeneração do couro cabeludo.

Tratamento que consiste em micro injeções aplicadas no couro cabeludo. É administrado um composto rico em vitaminas, aminoácidos e minerais, com propriedades antioxidantes. Intensifica a produção de cabelos saudáveis com mais força, volume e vitalidade, combatendo com eficácia a queda de cabelo.

TRANSPLANTE CAPILAR É O MELHOR TRATAMENTO

Em casos já muito avançados, a solução mais eficaz para que volte a recuperar o cabelo é o Transplante capilar. Saiba mais sobre este tratamento.

Dicas de Prevenção Queda de Cabelo

Trate bem e seja gentil com o seu cabelo

Evitar tratamentos severos tais como ferros de frisar quentes, ferros planos, tratamentos com óleo quente e permanentes. Assim como, escovas mais agressivas, fitas de cabelo, etc.

Evitar auto-medicação para tratamento de queda de cabelo

Pergunte ao seu médico se algum medicamento ou suplemento que esteja a tomar pode causar a queda de cabelo.

Use protetor solar

Proteja o seu cabelo da luz solar e de outras fontes de luz ultravioleta.

Testemunho de quem já ultrapassou a queda de cabelo na MediCapilar

Conheça o testemunho de quem escolheu a MediCapilar para resolver os seus problemas capilares.

Dr. João Raposo

29 ANOS,LISBOA

Não foi um procedimento de todo doloroso, estive sempre à conversa com os profissionais, super disponíveis, super bem-dispostos. Não dói, não custa, é só esperar que aconteça. Aqui sei que fui bem tratado.”

Perguntas frequentes sobre queda de cabelo

É normal haver queda de cabelo?

A queda de cabelo não é um fenómeno raro, uma vez que, os fios de cabelo têm o seu ciclo de vida e um processo de crescimento em que eles caem para dar lugar a novos cabelos. Não quer isto dizer que não devemos estar atentos a sinais que possam evidenciar uma queda de cabelo anormal.

Qual poderá ser a origem da queda de cabelo?

As causas da queda de cabelo podem ser diversas, desde alterações hormonais, stress, carências nutricionais, sistema imunológico em baixo e até mesmo o envelhecimento.

O género influencia a queda de cabelo?

No caso masculino, a causa da queda de cabelo é sobretudo genética, sendo um facto que 2 em cada 3 homens com 60 anos sofrem de alopécia androgenética, vulgo calvície. Nas mulheres, a causa pode ser a mesma, no entanto, a queda localiza-se na linha capilar central do topo da cabeça e, na maioria dos casos, trata-se apenas de uma queda sazonal ou despoletada por alterações hormonais.

O que fazer para atenuar a queda de cabelo?

O melhor ponto de partida é realizar uma avaliação capilar gratuita e sem compromisso na Clínica MediCapilar para ficar a saber qual a melhor solução para o seu caso.

Ainda com dúvidas?

Esclareça pessoalmente todas as suas dúvidas, marque já a sua  Avaliação Capilar Gratuita num local perto de si.

    Está a um passo de mudar a sua vida.

    Marque já a sua Avaliação Capilar Gratuita
    e sem compromisso

    Li e tomei conhecimento da política de privacidade e do direito de informação.

      Está a um passo de mudar a sua vida.

      Fique atento, entraremos em contacto de seguida

      Li e tomei conhecimento da política de privacidade e do direito de informação.