Transplante Capilar vs Implante Capilar

Conheça as diferenças significativas entre estas duas soluções

Um transplante capilar ou um implante capilar podem ajudá-lo a neutralizar as evidências da queda de cabelo, que teimam em persistir, sendo quase uma obrigatoriedade nos dias de hoje. E esclareça-se os que julgam que se trata de uma pura questão estética, a situação vai muito para além disso, uma boa saúde capilar torna-nos mais confiantes, contribuindo para o aumento da nossa autoestima, e para uma maior saúde dermatológica do couro cabeludo. Leia também o nosso artigo os 5 benefícios do transplante capilar.

Imaginemos então que, ao procurar a ajuda de um médico especialista, nos é sugerido que façamos um transplante capilar ou um implante capilar. Um ou outro, porque apesar de serem considerados por muito sinónimos, são intervenções médicas totalmente diferentes, tanto em procedimento, como em obtenção e satisfação de resultados. Vamos então esclarecer e perceber as diferenças entre um transplante capilar e um implante capilar:

 

Implante Capilar

 

Implante capilar refere-se a um dispositivo médico fabricado para substituir ou atuar como uma estrutura biológica no corpo. Logo, o termo implante capilar refere-se à técnica de implantar, no couro cabeludo, fios produzidos de forma artificial, com material sintético bio compatível. Neste procedimento o doador não é o próprio receptor, ao contrário do que acontece com o transplante capilar.

Completando, um implante capilar é a simples colocação de fibra capilar artificial em folículos já mortos, o que significa que, embora os efeitos sejam imediatamente notados, os cabelos não crescerão. Caso um destes cabelos caia ou seja arrancado, a única solução é voltar a colocar fibra capilar nova. Num implante capilar, existe ainda a hipótese de a fibra de cabelo artificial ser rejeitada ou de causar infecções no couro cabeludo, provocando patologias dermatológicas graves.

A única vantagem desta técnica, em comparação ao transplante capilar, é o facto de os resultados serem imediatamente obtidos, isto é, o paciente sairá da clínica com o fio de cabelo artificial já no tamanho desejado. Todavia este método exige cuidados rigorosos de higiene.

 

Transplante Capilar

 

O transplante capilar caracteriza-se pelo retirar de folículos capilares de zonas mais densas do couro cabeludo para que depois sejam inseridas nas regiões mais despidas do escalpe.

Este procedimento é utilizado devido à queda de cabelo, sendo a causa mais comum, a alopecia androgenética (alopecia hereditária). A grande adversidade da alopecia androgenética, além dos próprios fatores genéticos do indivíduo, é a hormona di-hidrotestosterona (DHT). A enzima 5ɑ-redutase catalisa a DHT a partir da testosterona, originando uma hormona mais forte. Esta reação ocorre em algumas áreas do couro cabeludo,como na coroa e na zona frontal, não sendo por acaso, essas regiões as campeãs da queda de cabelo nos homens. As mulheres também produzem esta hormona mas em muito menor quantidade.

Aproximadamente de 95% dos homens calvos têm origem genética, mas praticamente todos apresentam cabelo na nuca e nas zonas laterais, estas são as regiões não afetadas geneticamente, e por consequente, hormonalmente. É precisamente por isto que estas áreas servem como doadoras de fios no transplante capilar, ao ser transplantado de uma parte do corpo para outra, o fio capilar, manterá as características do local de origem, conservando-as por tempo indeterminado, logo os fios transplantados não terão tendência a cair.

Não obstante, da mesma forma que o transplante capilar é uma solução, também pode ser uma problema, caso o método seja realizado de forma inadequada com unidades foliculares mal inseridas, sendo a solução de retirar os cabelos extremamente complicada. Posto isto, deve procurar clínicas com bons profissionais e experientes, como é o caso da Clínica MediCapilar.

 

Transplante Capilar com técnica FUE

 

A técnica FUE (Follicular Unit Extraction) é o procedimento, de transplante capilar mais usado em todo o mundo, com excelentes resultados que se traduzem num aspeto natural. No transplante de unidade folicular retira-se cabelo de áreas onde não se verifica queda de cabelo (área dadora), habitualmente sob a forma de uma fina tira de pele ou folículo a folículo. Uma vez que o recetor é o próprio doador não existe o risco de rejeição ou de reação alérgica. Prosseguindo, realizam-se micro-orifícios na zona em que queremos melhorar a densidade de cabelo e, finalmente, introduzem-se os folículos colocando um ou dois cabelos em cada orifício. O cabelo transplantado cai entre o 1º e o 2º mês. Entre o 3º e o 4º mês renasce, com um aspeto natural, e dura toda a vida.

Dependendo da área a tratar, o procedimento, demora em média 7 horas, o paciente irá para casa no mesmo dia não havendo necessidade de internamento. É minimamente invasivo, totalmente indolor, utilizando-se apenas anestesia local, a cicatrização ocorre rapidamente e os resultados permanentes são visíveis ao fim de alguns meses. O resultado é tanto melhor quanto maior a espessura do cabelo e a densidade da área doadora, quanto mais precocemente efetuar o transplante capilar menor o impacto na imagem. Nos 3 dias seguintes ao transplante, o cabelo não deve ser lavado, devendo ser hidratado somente com soro fisiológico. Não deve frequentar espaços para fumadores,  usar lenços ou chapéus e evitar a exposição solar.

 

Transplante Capilar FUE da Clínica MediCapilar

 

Sempre que realizamos uma intervenção cirúrgica, mesmo que pequena, devemos pesquisar e recorrer aos melhores serviços, procurar clínicas experientes com bons profissionais, inovadoras, que aconselhem e acompanhem o paciente no pré e pós procedimento. Em Portugal, a MediCapilar pioneira em transplante capilar, conta com uma equipa de profissionais de saúde de referência, com mais de 7 anos de experiência, e ainda utilizam uma avançada técnica de extração individual dos folículos capilares, sem recurso a cortes de pele e sem cicatrizes.

 

Consulta de Avaliação Capilar

[instagram-feed]

    Está a um passo de mudar a sua vida.

    Marque já a sua Avaliação Capilar Gratuita
    e sem compromisso

    Li e tomei conhecimento da política de privacidade e do direito de informação.

      Está a um passo de mudar a sua vida.

      Fique atento, entraremos em contacto de seguida

      Li e tomei conhecimento da política de privacidade e do direito de informação.