SENTE QUE ESTÁ A PERDER CABELO?

Saiba o que pode fazer pela saúde do seu cabelo.

Todos perdemos cabelo, é normal, mas às vezes cai mais do que o habitual. Está a perder cabelo? É importante estarmos atentos, porque, a queda de cabelo ou alopecia, pode ser uma situação de doença, a qual se trata mas que, acima de tudo, é preciso prevenir. Há mais de 100 mil cabelos no couro cabeludo, entre os que ficam presos no pente ou na escova e os que se desprendem no banho, são entre 80 a 150 os fios que perdemos diariamente. Contudo, esta queda de cabelo diária não constitui um problema, porque esta queda faz parte do ciclo de vida do cabelo. Todos os dias há cabelo que nasce, que cresce e que morre. O problema é quando a queda de cabelo é intensa e persistente e começamos a ficar carecas ou calvos.

No entanto, calvície não é sinónimo de queda de cabelo! Existe queda capilar na calvície, mas esta tem uma razão genética, é causada pela hormona di-hidrotestosterona (DHT) que debilita o folículo piloso. A calvície, recebe em medicina o nome de alopecia androgenética, é a perda de cabelo causada por fatores genéticos.

 

Fatores que causam calvície

 
Os nossos fios capilares passam por três fases: crescimento, repouso e queda. O fio de cabelo cresce, numa primeira fase, entra em fase de repouso e para de crescer, fica fraco, cai e tudo se repete, ou seja, novos fios de cabelo voltam a crescer. O problema é quando este ciclo sofre alterações, caindo mais cabelo do que aquele que cresce. A calvície comum, é a situação mais frequente, sendo responsável por 95% dos casos em homens calvos. A calvície comum tem como principal causa fatores genéticos ao nível da hormona DHT. A enzima 5ɑ-redutase catalisa a DHT a partir da testosterona, originando uma hormona mais forte. Esta reação ocorre em algumas áreas do couro cabeludo, como na coroa e na zona frontal, não sendo por acaso, essas regiões as campeãs da queda de cabelo nos homens.

 

Prevenção e tratamento da calvície

 
Prevenir esta patologia é difícil uma vez que apresenta causa genética. No entanto, pode ser detectada precocemente e devidamente tratada. Devemos procurar um médico especialista e seguir o seu conselho. Travar ou mesmo inverter a queda de cabelo depende muito de um diagnóstico preciso e do tipo de tratamento utilizado. O tratamento capilar, ao depender do indivíduo a ser tratado e do tipo de queda de cabelo, requer uma análise minuciosa e uma seleção do tratamento adequado para produzir os efeitos desejados.

 

Transplante Capilar

 
Porém, o transplante capilar é o único tratamento definitivo para a calvície, este é o único capaz de cobrir a área calva naturalmente. Atualmente o transplante capilar é uma cirurgia que oferece resultados totalmente naturais e permanentes, nas mãos de profissionais especializados e clínicas altamente especializadas como a Medicapilar. Dos indivíduos que sofrem de calvície, praticamente todos apresentam cabelo na nuca e nas zonas laterais, estas são as regiões não afetadas geneticamente, e por consequente, hormonalmente. É precisamente por isto que estas áreas servem como doadoras de fios no transplante capilar, ao ser transplantado de uma parte do corpo para outra, o fio capilar, manterá as características do local de origem, conservando-as por tempo indeterminado, logo os fios transplantados não terão tendência a cair dado que o cabelo implantado não está sujeito aos fatores genéticos que provocam a sua queda.

 

Não obstante, da mesma forma que o transplante capilar é uma solução, também pode ser um problema, caso o método seja realizado de forma inadequada. Posto isto, deve procurar clínicas com bons profissionais e experientes, como é o caso da Clínica Medicapilar. Em Portugal a MediCapilar utiliza o método comprovadamente mais eficaz, o transplante capilar FUE, que apresenta excelentes resultados, este procedimento utiliza a avançada técnica de extração individual dos folículos capilares, sem recorrer a cortes do couro cabeludo e sem cicatrizes, o cabelo fica com um aspecto totalmente natural.

 

Sara Baptista Dias, farmacêutica, redatora MediCapilar

 

Consulta de Avaliação Capilar

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Está a um passo de mudar a sua vida.

Marque já a sua Avaliação Capilar Gratuita
e sem compromisso



Li e tomei conhecimento da política de privacidade e do direito de informação.