10 CUIDADOS A TER COM O CABELO NO VERÃO

O cabelo é vítima de imensas agressões no verão, mas sugerimos-lhe 10 cuidados a ter!

Quando pensamos em verão, o que nos vem à cabeça é mar, areia, piscina, sol e muito calor com a família e os amigos. Uma maravilha! No entanto, quem sofre bastante com toda esta diversão são os nossos cabelos, talvez nem saiba mas o cabelo é vítima de imensas agressões nesta altura do ano. Não só estão mais expostos ao sol, como ao sal, ao cloro, ao vento, à areia e ao suor. Devido a estes fatores os fios capilares perdem imensa água, ficando secos, fracos e quebradiços.

 

É óbvio que devemos cuidar bem do nosso cabelo durante todo o ano, mas devemos adaptar os cuidados a ter consoante as estações do ano e as agressões a que está sujeito. Para que o seu cabelo sobreviva ao verão, mantendo-se forte, hidratado e saudável, elaboramos uma lista de 10 cuidados que deve ter nesta altura de calor:

 
 

1. Mantenha o couro cabeludo e fios sempre limpos

 
O suor, o calor e a humidade criam um ambiente propício ao crescimento bacteriano, criando maus odores e facilitando a criação de problemas como a caspa e a seborreia.

 

2. Passe o cabelo por água doce

 
Este cuidado evita que o sal da água do mar e os produtos usados no tratamento da água da piscina fiquem acumulados e causem danos nos fios. O ideal será passar o cabelo por água antes e depois do mar ou da piscisna. Assim, as fibras capilares absorvem mais água “limpa” não se acumulando tanto sal e cloro e após o mergulho, ao passar o cabelo por água, ajuda a retirar o excesso destes elementos.

 

3. Deixe secar o cabelo ao natural

 
Com tanto calor aproveite e deixe o secador de lado! Os secadores, as placas e os modeladores são cada vez mais avançados tecnologicamente sendo menos agressivos para o cabelo. Mas, a verdade é que ainda o danificam. Por isso, aproveite os dias de calor e deixe o cabelo secar ao natural poupando-o a mais agressões externas.

 

4. Use e abuse de lenços e chapéus

 
Não só são um ícone de estilo e moda, como servem para proteger o cabelo e o couro cabeludo da exposição solar. Infelizmente, são muitas as pessoas que sofrem queimaduras cutâneas na cabeça nesta altura do ano, principalmente quando já sofrem de alopecia e tem o couro cabeludo mais exposto.

 

5. Aplique protetor solar próprio para o cabelo

 
Para evitar que o sol danifique os fios capilares é importante que os proteja! Hoje em dia já são várias as marcas que tem uma gama específica para cuidados no verão. Produtos que protegem da radiação UV, criam uma espécie de filme em volta da fibra capilar, que impede a ação de agentes agressivos. Não se esqueça que após o contacto com a água deve reaplicar o produto!
 
Se tem cabelos pintados, deve ter especial atenção a este ponto, uma vez que a exposição ao sol e ao cloro tende a deixar o cabelo oxidado e áspero, alterando a sua cor.
 
Protetor solar para o Cabelo
 

6. Pentear ou não pentear

 
Seja na praia ou na piscina, com os mergulhos, o vento e os passeios à beira-mar o cabelo tende a criar nós e a ficar embaraçado. Para evitar que se formem nós ou para os desfazer, passe o cabelo por água “limpa”, utilize um pente de dentes largos e aplique um óleo capilar para facilitar o processo.

 

7. Hidratar, hidratar e hidratar

 
Os cabelos no verão tendem a ressecar. A exposição prolongada dos fios aos raios UV fragiliza a cutícula que protege a fibra capilar e danifica sua estrutura, facilitando a perda de água e nutrientes. Além disto, o contacto com a água salgada e o cloro da piscina, pode provocar o efeito “palha”, pontas espigadas e secas. Abuse na hidratação capilar, utilize uma boa máscara de hidratação, pelo menos, uma vez por semana.

 

8. Lave o cabelo ao regressar a casa

 
Deve eliminar todos os resíduos de sal e cloro do seu cabelo, assim, ao chegar a casa lave muito bem o cabelo. No final, experimente passar a cabeça por água fria, verá que o cabelo fica mais suave e brilhante.

 

9. Confie no poder leave-in

 
Além de um champô e condicionador adequado, é muito importante incorporar um leave-in na sua rotina. O termo refere-se a produtos que podem ser aplicados no cabelo sem enxaguar, após a lavagem, então engloba todos os tipos de finalizadores: óleos, cremes, sprays, pomadas, etc. As funções podem variar entre os diferentes produtos, mas em geral estas fórmulas são desenvolvidas para dar brilho, tornar os fios mais macios, selar as cutículas e conferir uma dose extra de hidratação às pontas do cabelo, sendo perfeitos para os meses de calor. Escolha o que melhor se adequa às suas necessidades e use sempre depois de lavar a cabeça.

 

10. Alimentação

 
Tenha uma boa alimentação, todos os tecidos do nosso corpo são produzidos com as matérias-primas que ingerimos. Beba bastante água, tenha uma alimentação saudável e verá a diferença refletir-se no seu cabelo, será mais saudável, forte, brilhante e bonito.

 

 

Não se esqueça que deve cuidar bem do seu cabelo durante todo o ano, usar produtos adequados às suas necessidades e ao clima. Após o verão o seu cabelo vai precisar de uma força extra para recuperar a saúde 100%. É normal que após a estação mais quente do ano, os cabelos estejam mais secos e sem brilho. Somos todos diferentes e por isso temos diferentes necessidades, se precisar de ajuda para recuperar os danos causados no seu cabelo, pode contar com a MediCapilar. Dispomos de vários tipos de tratamentos que o podem ajudar como: PRP Capilar, a Mesoterapia ou a Fotoestimulação Capilar. Contacte-nos e usufrua de uma avaliação capilar gratuita!

 

Sara Baptista Dias, farmacêutica, redatora MediCapilar

 

Consulta de Avaliação Capilar

[instagram-feed]

    Está a um passo de mudar a sua vida.

    Marque já a sua Avaliação Capilar Gratuita
    e sem compromisso

    Li e tomei conhecimento da política de privacidade e do direito de informação.

      Está a um passo de mudar a sua vida.

      Fique atento, entraremos em contacto de seguida

      Li e tomei conhecimento da política de privacidade e do direito de informação.