ALIMENTAÇÃO PARA UM CABELO SAUDÁVEL

Tenha cuidado com o que come pela saúde do seu cabelo

A expressão “a beleza vem de dentro” não podia ser mais verdadeira! A forma como tratamos o nosso corpo, o que ingerimos, reflete-se numa aparência mais saudável. Tal como a alimentação influencia os nossos níveis de colesterol ou de glicemia, também possui um papel fundamental na aparência e saúde do nosso cabelo. O cabelo ou a pele são mais do que um símbolo de beleza, eles refletem o nosso estado de saúde e normalmente são as primeiras zonas do corpo alertar-nos que algo pode não estar bem.

Queda de cabelo excessiva, perda de brilho ou de força são problemas comuns que podem estar relacionados, com algo tão simples, como a alimentação. Fique a conhecer a alimentação indicada para conquistar um cabelo saudável!
 
 

A influência da alimentação num cabelo saudável

 
O fio capilar é composto maioritariamente por proteína, a queratina, e minerais como por exemplo: o zinco, o magnésio, o ferro e o selénio. Também as vitaminas C, E e betacarotenos têm a sua importância, produzem colagénio, auxiliam na proteção contra os raios solares e influenciam a produção de sebo. Os óleos essenciais, assim como o ómega-3, são importantes para o couro cabeludo, tendo um papel importante na hidratação capilar. Razões suficientes para escolher bem o que colocar no prato, não acha? Nem o melhor produto do Mundo vai recuperar um cabelo danificado quando a sua dieta é pobre em vitaminas, minerais e macronutrientes benéficos para o cabelo. Um défice destes alimentos leva a um cabelo opaco, fraco e seco.

 

 

Os alimentos que fortalecem o cabelo são, principalmente, alimentos ricos em proteína, como as carnes, o peixe, o ovo, a soja, o leite e derivados porque as proteínas, como a queratina, são compostas por aminoácido que protegem e fortalecem os fios de cabelo, prevenindo e tratando a queda de cabelo. Sendo que também é essencial ingerir certas vitaminas e minerais como o zinco, o ferro, o ómega-3 e a biotina, que são fundamentais para o crescimento do cabelo e para o cabelo crescer mais rápido. Tudo isto é razão para manter uma alimentação equilibrada!
 
 

Ingerir mais peixe e sementes

 
Alimentos como o salmão, a sardinha, o atum, o bacalhau, sementes de chia e linhaça e nozes, amendoins, azeite, entre outros; são ricos em ómega-3 são anti-inflamatórios e alguns estudos indicam serem benéficos para a alopécia, ajudam a prevenir a queda de cabelo.
 
 

Consumir maior quantidade de vitamina A

 
Legumes e frutas como a cenoura, tomate, melão, papaia, pimentão, beterraba ou espinafres são importantes para o crescimento saudável do cabelo devido ao seu conteúdo em vitamina A. Em pessoas que sofrem de alopécia são identificados baixos níveis de betacarotenos, que são um percursor da vitamina A, levando o médico a sugerir a suplementação com esta vitamina. No entanto, doses muito elevadas podem ser tóxicas para o cabelo, causando queda, logo, esta suplementação, deve ser sempre prescrita por um profissional de saúde.
 
 

Comer frutas cítricas

 
A ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como o kiwi, a laranja, a tangerina, o abacaxi, o morango, o limão, é essencial para a produção de colagénio, uma proteína importante na formação das fibras capilares. Além disso, a vitamina C é antioxidante e também ajuda o corpo a absorver melhor o ferro da alimentação, que é essencial para o crescimento do cabelo.
 
 

Consumir mais frutos secos

 
Alimentos como o amendoim, a avelã, a amêndoa, as nozes ou os cajus são ricos em biotina, uma vitamina do complexo B que é importante para o desenvolvimento do folículo piloso, prevenindo a progressão da calvície.
 
 

Alimentos ricos em minerais

 
Incluir na dieta aveia, feijão, ovo, beterraba ou fígado, por exemplo, proporciona a quantidade de ferro necessário para a saúde do cabelo. Deficiência em ferro está associada à queda capilar, já que o ferro ajuda na oxigenação dos tecidos do couro cabeludo. Outro mineral importante é o zinco, importante para o crescimento, desenvolvimento e reparação do cabelo. A sua deficiência pode fazer com que o cabelo se torne fino, quebradiço e sem brilho.
 
 

Alimentação cuidada é sinónimo de cabelo saudável

 
Um cabelo nutrido, forte e bonito é um indicador de saúde, posto isto, se pratica uma dieta equilibrada e rica nestes produtos, mas, mesmo assim, os fios capilares continuarem frágeis e a queda for excessiva deve consultar o médico para verificar se está tudo bem com a sua saúde. Se estiver tudo ótimo com as suas análises clínicas e o seu cabelo estiver fraquinho e fino devido a fatores genéticos pode marcar uma avaliação capilar gratuita na MediCapilar, onde o médico lhe indicará qual o melhor tratamento para o seu caso. A clínica, especialista em transplantes capilares, dispõe também de vários tratamentos eficazes contra a queda de cabelo e seu fortalecimento, como a Mesoterapia, a Fotoestimulação ou o PRP capilar.
 

Sara Baptista Dias, farmacêutica, redatora MediCapilar

 
Consulta de Avaliação Capilar

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Está a um passo de mudar a sua vida.

Marque já a sua Avaliação Capilar Gratuita
e sem compromisso



Li e tomei conhecimento da política de privacidade e do direito de informação.