Atualmente, o stress é a principal causa da queda de cabelo, algo que se deve ao ritmo de vida dos dias atuais. Contudo, existem tratamentos que visam solucionar este problema.
De acordo com o The Hair Society, cerca de 35 milhões de homens e 21 milhões de mulheres em todo o mundo sofrem com perda de cabelo. Embora não existam estudos epidemiológicos que confirmem o aumento de casos, verifica-se o aumento da procura de tratamentos capilares para solucionar a queda de cabelo.
Sente que o stress lhe causa queda de cabelo? Quer saber mais sobre este problema e como solucioná-lo? Continue a ler o nosso artigo!
Que tipos de perda de cabelo existem?
Ao existir uma situação de nervosismo permanente, pode surgir um dos três tipos de queda de cabelo:
• Eflúvio telogénico: quando o stress causa queda de cabelo, uma grande quantidade de folículos pilosos (zona da pele onde o cabelo cresce) entra em descanso, tornando o cabelo mais frágil do que o normal;
• Tricotilomania: acontece nos casos em que a pessoa arranca o cabelo do couro cabeludo;
• Alopécia areata: é uma resposta do sistema imunitário que ataca os folículos capilares em situações de stress grave.
Quais são as outras causas para a perda de cabelo?
São várias as causas para a queda de cabelo. Não é só o stress que contribui para esta perda: a predisposição genética, os desequilíbrios hormonais, a idade, a ansiedade e a depressão também influenciam. Contudo, a lista não fica por aqui.
Além das questões citadas anteriormente, há outras razões que potenciam ou aceleram a queda do cabelo:
• Estilo de vida;
• Privação do sono;
• Consumo excessivo de álcool;
• Toma de alguns medicamentos;
• Alimentação com déficit nutricional.
Por isso, é importante que para além de procurar o melhor tratamento para amenizar a queda de cabelo, procure melhorar os seus hábitos de vida.
O que fazer para diminuir a perda de cabelo por stress?
Embora o stress cause queda de cabelo, fique a saber que, na maioria dos casos, pode ser tratado. Como? Tratando o problema na origem, isto é, eliminando ou diminuindo o stress. Neste caso, o tratamento tem de ser feito por uma equipa capaz de tratar a parte mental e emocional além da parte física.
Quanto à perda de cabelo relacionada com a toma de medicamentos, convém frisar que, por norma, não pode ser interrompida. Por isso, é importante falar com o médico para tentar encontrar alternativas menos nocivas para o cabelo.
Além disso, poderá adotar alguns hábitos saudáveis para si e para o seu corpo:
• Dormir bem e com qualidade;
• Aprender a relaxar, diminuindo o stress;
• Ter uma alimentação saudável e equilibrada.
Quando é que o cabelo volta a crescer?
A princípio, entre 3 a 6 meses após a queda, o cabelo volta a crescer assim que se corrigir a causa que provoca a sua queda. Este período é potenciado nos casos em que o paciente não tenha uma predisposição genética.
Existem soluções capazes de tratar o seu problema!
Além de mudar os seus hábitos de vida e tratar de problemas emocionais, existem tratamentos que visam diminuir a queda de cabelo devido ao stress. Não acredita? Então marque a sua avaliação gratuita na MediCapilar!
Graças aos nossos especialistas, pode usufruir de um excelente acompanhamento personalizado. Afinal, cada caso é um caso, e por isso, merece uma solução adequada!